Saúde

Primeiro caso de covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro

O caso do dia 20 de fevereiro não se confirmou

Primeiro caso de covid-19 no Brasil permanece sendo o de 26 de fevereiro

São Paulo – O Ministério da Saúde esclareceu nessa sexta-feira (17) que, diferente do que foi noticiado ao longo da semana, o caso de um bebê de nove meses notificado como covid-19 em 20 de fevereiro, em São Paulo (SP), ou seja, período anterior ao primeiro caso oficial da doença no País, não se confirmou. Segundo a pasta, trata-se de um caso de rinovírus, um tipo de resfriado.

Já o caso da criança em Itabuna (BA) com registro de covid-19 no dia 24 de fevereiro – também antes do dado oficial da pasta – era um caso de erro de digitação no sistema. Assim, o primeiro caso confirmado de covid-19 no Brasil continua sendo o de 26 de fevereiro e amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério informa que, juntamente com as equipes técnicas de vigilância de São Paulo e da Bahia, realizou investigação criteriosa nos casos, com análise da ficha de atendimento, além do registro no sistema.

Devido à sobrecarga nos serviços de saúde, podem ser observados eventuais erros de digitação, preenchimento de datas erradas nos sistemas de informação e, por isso, em todos os informes epidemiológicos e boletins, o Ministério da Saúde avisa que os dados estão sujeitos a alterações.