Cotidiano

Primeiro americano a receber transplante de mãos quer retirá-las

506988_1372162491.3691.jpg

RIO ? Em 2009, Jeff Kepner ficou conhecido em todo o mundo por ter sido o primeiro americano a receber um transplante duplo de mãos. Ao contrário do esperado, as mãos transplantadas nunca funcionaram, e agora, 7 anos após a cirurgia, o que Kepner mais deseja é retirá-las para voltar a usar próteses mecânicas.

LINKS TRANSPLANTE

? Desde o primeiro dia eu nunca fui capaz de usar minhas mãos ? disse Kepner, agora com 64 anos, à revista ?Time?. ? Eu não posso fazer absolutamente nada. Eu sento na minha cadeira durante todo o dia e fico vendo TV.

O drama de Kepner começou em 1999, quando perdeu as duas mãos em decorrência de uma infecção que começou na garganta e se alastrou para outras partes do corpo. Durante dez anos, o morador de Augusta, na Geórgia, enfrentou dificuldades com o uso de próteses, mas aos menos conseguia dirigir e manter um emprego, o que é impossível hoje.

Ao se sujeitar ao procedimento experimental, realizado no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh, Kepner sabia dos riscos de o seu corpo rejeitar as mãos do doador, ou de a cirurgia, que levou nove horas, não ser bem-sucedida. Contudo, Kepner afirma que, na época, lhe foi dito que no pior dos cenários ele teria que remover as mãos, o que se mostrou uma opção não tão simples.

O médico que acompanha Kepner, Vijay Gorantla, explicou que a remoção total ou parcial das mãos tem sido discutida, mas os procedimentos são arriscados. De acordo com o pesquisador, não é certo que Kepner poderia voltar a usar próteses e sessões intensas de fisioterapia seriam necessárias.

Gorantla recomenda a amputação parcial das mãos. Dessa forma, Kepner teria que usar medicamentos diários para prevenir a rejeição, mas com fisioterapia, ?poderia melhorar a função das suas mãos e ajudar nas atividades diárias?. Porém, após 7 anos Kepner se diz cansado de cirurgias e deve continuar as mãos inúteis.

CASO RARO, DIZ MÉDICO

O médico Andrew Lee, que liderou o transplante de Kepner em 2009, hoje trabalha no hospital da Universidade Johns Hopkins, em Maryland. Segundo ele, a necessidade de remoção das mãos é rara e aconteceu em apenas 6 dos cerca de 100 transplantes similares realizados nos EUA e na Europa.

? As mãos transplantadas do senhor Kepner não funcionam tão bem como outros receptores ? disse Lee. ? Nosso time realizou transplantes duplos de mãos em quatro pacientes até agora, incluindo o senhor Kepner. Os outros três pacientes tiveram retorno funcional significativo.

Mesmo sem pretensões de novas cirurgias, ele criou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar nos gastos com o tratamento. Apesar da situação, Kepner se mostra resignado com sua condição. E não culpa os médicos:

? Era a chance que eu tinha, e foi a chance que tomei.