Cotidiano

Primeira reunião do secretariado define ações emergenciais do novo governo

A primeira reunião do secretariado convocada pelo prefeito Paranhos para a manhã desta segunda-feira (02) serviu para traçar as ações emergenciais na primeira semana de governo. A primeira determinação do prefeito é para que cada secretário realize um profundo e detalhado levantamento das respectivas pastas. “Não é um levantamento para mostrar o que está ruim, mas trata-se de um registro do que estamos encontrando em termos de estrutura física, equipamentos e ações”, enfatizou Paranhos.

De posse dessas informações, ficou estabelecido que, a partir da próxima semana, os secretários farão uma exposição pública desses diagnósticos no auditório da Prefeitura. O cronograma prevê que a primeira secretaria a apresentar o seu diagnósticos será a de Educação, na segunda-feira, dia 9 de janeiro. Na quarta-feira, dia 11, será a vez da Secretaria de Saúde e na sexta-feira, dia 13, a Secretaria de Administração. “Além do levantamento completo da estrutura de cada pasta e das condições físicas, cada secretário vai apresentar as suas necessidades e apontar as soluções que podem ser aplicadas em curto, médio e longo prazos”, anunciou o prefeito.

Ações práticas e emergenciais
Já na primeira reunião ficaram definidas algumas orientações para resolução de problemas emergenciais. Por exemplo: as secretarias de Obras Públicas , Meio Ambiente e Cohavel farão uma ação conjunta para resolver o problema de fossas abertas em escolas. Outra ação emergencial determinado pelo prefeito Paranhos é para que o novo secretário de Saúde, Rubens Griep, agilize estudos com vistas a implantar atendimento prediátrico em todas as UPAs e não apenas na UPA Pediátrica da Tancredo Neves. De acordo com o prefeito, “não é compreensível e nem humano que uma mãe precise atravessara cidade com um filho nos braços em busca de atendimento. Vamos tentar resolver essa situação o mais rapidamente possível”.

Coisas incompreensíveis
Dentre tantos problemas apresentados na reunião pelos secretários, alguns chamaram a atenção e ajudam a explicar o porquê da lentidão e, às vezes, até da paralisia do serviço público em algumas áreas. E há problemas maiores do que a demora nos serviços, como por exemplo, a quantidade de empresas envolvidas na execução do mesmo serviço. Um bom (ou mau) exemplo foi exposto pelo secretário de saúde. “Para o conserto de ar-condicionado  há uma empresa que retira e transporta o aparelho, outra que faz o conserto e outra para a instalação”.
A avaliação é de que todo esse processo gera demora, aumento de custos e compromete a qualidade do serviço oferecido à população. “Precisamos encontrar mecanismos de agilidade e eficiência sem incorrer no desrespeito à legislação pertinente”, determinou o prefeito Paranhos.

Tolerância Zero contra a corrupção
Durante a reunião de hoje cada secretário recebeu uma cópia do decreto que implanta o Programa Tolerância Zero contra a Corrupção, assinado pelo prefeito Paranhos durante sua posse no domingo. Paranhos voltou a enfatizar que esse é um dos principais compromissos da atual administração e de que não vai tolerar desvios de conduta de secretários e servidores. Pediu o empenho de cada secretário para que todos os esforços sejam feitos no sentido de evitar desperdícios e maximizar os recursos de cada pasta.