Cotidiano

Primeira-ministra britânica quer liberdade de comércio no mercado europeu

LONDRES – A primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, afirmou nesta quarta-feira que deseja garantir às empresas uma liberdade máxima de comércio e funcionamento no mercado único europeu, assim que for concluído o Brexit ? a saída do país da União Europeia.

May também afirmou, no encerramento do congresso de seu partido em Birmingham, que gostaria que as empresas europeias tenham acesso similar ao mercado britânico. Ao mesmo tempo, disse que o Reino Unido não vai deixar a União Europeia para ?abandonar de novo o controle da imigração?.

Bruxelas considera que são dois objetivos contraditórios e descarta que o Reino Unido tenha acesso ao mercado único se suspender a livre circulação dos trabalhadores na União Europeia.

May afirmou no domingo que o Reino Unido ativará o processo para retirar o país da União Europeia (UE) até o fim de março de 2017.

Até agora, May havia informado apenas que Londres não ativaria o processo previsto no artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa ? que estabelece prazo máximo de dois anos para negociar a saída ? antes do fim de 2016.