Cotidiano

Primeira menina de Chibok é encontrada dois anos após sequestro na Nigéria

LAGOS, Nigéria ? Pela primeira vez, uma das meninas de Chibok foi encontrada na Nigéria, segundo ativistas locais. Após 276 jovens terem sido sequestradas pelo autoproclamado califado do Boko Haram há dois anos, centenas de meninas nunca mais foram vistas por suas famílias.

Segundo a rede BBC, ativistas confirmaram que um grupo vigilante encontrou Amina Ali em Sambisa Forest, perto da fronteira com Camarões.

Um combatente civil reconheceu a jovem, que vinha sendo procurada desde o sequestro do grupo extremista em uma escola do Nordeste da Nigéria em abril de 2014.

Recentemente, a rede CNN divulgou um vídeo gravado para provar que 15 das chamadas estudantes de Chibok estão vivas. Pela primeira vez, parentes de algumas das vítimas do sequestro tiveram a chance de ver imagens destas jovens.

Com seus cabelos cobertos e roupas longas, as jovens fazem uma fila em frente a uma parede amarela e suja. Elas não apresentam sinais de maus-tratos na gravação.

Acredita-se que o vídeo tenha sido gravado no último mês de dezembro como parte das negociações entre o Boko Haram e o governo. Segundo o canal americano, o material foi vazado por uma fonte anônima, que quis oferecer um pouco de esperança aos pais que perderam suas filhas e impulsionar o governo a lutar pela sua libertação.

Enquanto a câmera passa pelas jovens sequestradas, um homem pergunta qual é o nome de cada uma delas, qual era seu nome na escola e de onde elas foram retiradas. Calmamente, elas respondem que foram sequestradas da escola secundária de Chibok.

Ao fim do vídeo de dois minutos, uma das meninas faz uma declaração final:

? Estou falando, no dia 25 de dezembro de 2015, em nome de todas as meninas de Chibok e nós estamos bem.