Cotidiano

Primeira grande obra de Gaudí será restaurada e abrirá ao público em 2017

casa gaudí.jpg

RIO ? Em 1882, um ainda jovem Antoni Gaudí foi apresentado a um matagal repleto de flores amarelas no bairro Gràcia, em Barcelona. Lá, ele construiria sua primeira grande obra: uma casa para o corretor de ações Manuel Vicens Montaner, que ficou pronta em 1888. Agora, o espaço será restaurado, num projeto de 2,5 milhões de euros, e aberto ao público em 2017. Links Gaudí

“A Casa Vicens é a primeira obra prima de Gaudí”, afirma a diretora do projeto Mercedes Mora, em entrevista “ArtNewspaper“. “Foi uma das construções que deram início ao Modernismo na Catalunha e à Art Nouveau na Europa”, explica. A casa é uma das sete criações de Gaudí em Barcelona listadas conjuntamente como Patrimônio Mundial da Unesco.

O imóvel serviu de residência para a família Herrero-Jover por mais de um século ? eles compraram a casa diretamente de Vicens em 1899. Em 2014, foi comprada pela Amura Capital, uma subsidiária da MoraBanc. Agora, os herdeiros dos antigos moradores vão dar informações para que a restauração seja fiel nos 15 quartos decorados pelo arquiteto.