Agronegócio

Primeira etapa de vacinação

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa tem início hoje e a estimativa da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) é de que 572 mil bovinos e bubalinos com até 24 meses sejam imunizados nas propriedades rurais de Cascavel e região.

O presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso, destaca a importância dos pecuaristas garantirem a dose da vacina nos animais, sobretudo, no sentido de manter os esforços para que o Paraná consiga o status de Estado livre da doença sem a vacinação.

“Acreditamos que essa será uma das últimas vacinações, por isso nossa orientação é no sentido de que os produtores estejam atentos. O Paraná já cumpriu com todos os requisitos exigidos em duas vistorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e aguarda por esse pleito”, afirma Orso.

A primeira etapa da campanha segue até o dia 31 de maio. Já no mês de novembro, a vacinação deve ocorrer em todos os bovinos e búfalos, de qualquer idade. Com esta estratégia, os animais com até 24 meses são vacinados duas vezes ao ano e os acima de 24 meses, apenas uma vez.

Imunização

Em ambas as etapas é preciso que os pecuaristas comprovem a imunização no rebanho seja na sede da Adapar ou on-line. Quem deixar de vacinar ou comprovar será multado no valor de R$ 10 UPF (Unidade Padrão Fiscal do Paraná), que é de aproximadamente R$ 100. Para rebanhos com mais de dez cabeças, a multa pode ser maior e produtor ficará impedido de transportar animais para qualquer finalidade.

O lançamento dessa primeira etapa da campanha de vacinação ocorrerá nesta quarta-feira no auditório do Sindicato Rural em Cascavel às 9h.