Cotidiano

Primeira-dama do Zimbábue quer que Mugabe 'concorra como cadáver'

2014 773888804-20141206150301904afp.jpg_20141206.jpgHARARE – Um dos líderes mais longevos do mundo, o zimbabuano Robert Mugabe faz 93 anos na terça-feira. Mas se a idade já dificulta sua atuação como presidente, sua mulher afirma que ele poderia ainda concorrer a uma eleição mesmo depois de morrer. A primeira-dama Grace Mugabe acusou responsáveis de seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue — Frente Patriótica (ZANU-PF), de conspirarem para tomar o poder ao seu marido.

Grace sugeriu que, mesmo que Mugabe morra, seus apoiadores deveriam pôr seu nome na cédula de voto, numa mostra de amor por ele.

? Se Deus decidir levá-lo, então deveríamos colocá-lo na corrida mesmo como cadáver ? disse Grace a milhares de apoiadores de Mugabe num comício em Buhera, no Leste do país.

Mugabe reduziu o número de compromissos públicos enquanto sua mulher, de 51 anos, se tornou cada vez mais visível politicamente. Ela tem manifestado lealdade ao marido, afirmando que, se for preciso, comprará uma cadeira de rodas que empurrará “o tempo que for necessário para que ele se mantenha no poder”.

Grace ainda fez um alerta contra antigos companheiros do líder.

? Os que estiveram com Mugabe em 1980 não têm o direito de lhe dizer que ele é velho. Se querem que ele se vá embora, então saiam juntos. Vocês também têm de sair. Então nós assumimos porque não estivemos lá em 1980 ? disse Grace.

Mugabe diz querer viver até aos 100 e governar enquanto for vivo, criticando várias facções do partido que lutam entre si para obter a melhor posição para sua sucessão. Mugabe está no poder desde que acabou o regime da minoria branca no Zimbábue, em 1980, após vários anos de guerra.