Esportes

Primeira americana a competir com hijab diz não se sentir segura em seu país

201608081127221247_AP.jpgRIO – A esgrimista Ibtihaj Muhammad fez história nesta segunda-feira: foi a primeira atleta dos Estados Unidos a competir em uma Olimpíada utilizando um hijab, o véu islâmico. A marca, no entanto, não foi alcançada com facilidade: a atleta não se sente segura em seu próprio país, devido ao preconceito com sua religião. Geopolítica Olimpíada

? (Me sinto insegura) o tempo todo. Uma pessoa me seguiu do local onde eu treino até a minha casa e tentou me denunciar para a polícia ? revelou ao ?The Daily Beast? a esgrimista, que mora em Nova York.

Muhammad, de 30 anos, explicou que sabe que não é a única a sofrer preconceito, e ressaltou que suas declarações são uma forma de chamar atenção para o problema.

? Isso é ridículo e nós, como país, precisamos mudar. Sinto que esse é o momento ? afirmou.

A esgrimista ficou em segundo lugar na votação em que os atletas da delegação americana escolheram seu porta-bandeira, vencida pelo nadador Michael Phelps.

Disputando no sabre individual, Muhammad venceu sua primeira luta, contra a ucraniana Olena Kravatska. Depois, no entanto, perdeu para a francesa Cecilia Berder, e ficou de fora das quartas de final. A americana volta a competir, na disputa por equipes, no dia 13.