Cotidiano

Primavera será chuvosa e quente

Foz do Iguaçu – A primavera começa oficialmente às 22h54 deste sábado (22) e segue até as 19h23 de 21 de dezembro. Segundo a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há uma perspectiva de aquecimento do Oceano Pacífico para os próximos meses, com uma possível ocorrência do fenômeno El Niño, ou seja, vem muita chuva por aí.

Nesta semana, institutos internacionais indicavam 70% de possibilidade de formação do El Niño. No Paraná, mais especificamente, ele deverá ser mais fortemente sentido na reta final da estação, sobretudo de novembro a dezembro.

O Estado deverá contar com chuva ligeiramente acima da normalidade, justamente devido ao fenômeno que deve ser de fraca intensidade.

Já quanto às temperaturas, ah! Vem muito calor por aí. A primavera será quente, com média acima da histórica, mas com risco de quedas bruscas especialmente no oeste e no norte do Paraná.

O primeiro dia da primavera será de bastante sol, aliás, condição para sábado e domingo, e temperaturas bem elevadas. A mínima hoje deve ser de 21ºC, segundo o Simepar, e a máxima de 29ºC. Amanhã os termômetros vão além, variam dos 20ºC aos 31ºC em quase todo o oeste do Paraná.

Durante a semana vem chuva, com previsão de mais de 40 milímetros no acumulado de segunda a sexta-feira. A precipitação deverá dar uma trégua no sábado, mas volta a chover por praticamente toda a semana seguinte, mais uma vez.

Por enquanto há previsão da primeira queda brusca na temperatura no dia 4 de outubro, quando a mínima pode despencar para 9ºC e a máxima não superar os 21ºC.