Cotidiano

Primavera quente e seca dá lugar a verão mais ameno e chuvoso

Este é o último fim de semana de primavera, que dá lugar ao verão nesta segunda-feira (21) no Ocidente

Foto: Ar
Foto: Ar

Cascavel – Este é o último fim de semana de primavera, que dá lugar ao verão nesta segunda-feira (21) no Ocidente. A estação das flores foi marcada por altas temperaturas em todo o Brasil, e entra para a história como uma das mais quentes. Cuiabá, por exemplo, alcançou 44ºC e bateu recorde de calor de mais de 100 anos. No Paraná, Palotina, Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel passaram dos 42ºC.

Além do calorão, a primavera manteve o déficit hídrico que vem se acumulando desde o ano passado, agravando o cenário de rios e lagos em todo o Paraná.

Os meses de setembro e outubro tiveram chuva abaixo da média em quase todos os municípios, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Em novembro, algumas pancadas vieram com raios, trovões, vento e muito granizo, situação típica da primavera, dizem meteorologistas.

Em Cascavel, nos primeiros 17 dias de dezembro, choveu 255 milímetros, mais do que os meses de setembro (23mm), outubro (26mm) e novembro (69mm) juntos (118mm).

O verão

O verão começa oficialmente às 7h02 de 21 de dezembro e termina às 6h38 de 20 de março e terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte, o que vai influenciar o clima durante toda a estação, mas com lento enfraquecimento até o fim de março.

Se a primavera foi quente, o verão pode surpreender, com dias mais agradáveis. Os meteorologistas do Simepar indicam que a próxima estação será de muito calor também, mas a temperatura deve ser mais amena do que a dos últimos meses, com dias mais frescos do que os registrados na primavera.

A diferença agora é com relação às chuvas que, ao contrário da primavera, serão mais frequentes e com volumes maiores em todo o Paraná, especialmente na região oeste do Estado, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As tradicionais chuvas de verão também vão aparecer.

Ciclone

Segundo o Climatempo, para este restante de dezembro há expectativa de volumes de chuvas acima da média no Paraná e em Santa Catarina. Já para o Rio Grande do Sul, a previsão é de poucas chuvas.

Contudo, o fim de semana pode ser marcado por um ciclone, que atingirá principalmente o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de até 100 km/h. Há risco de ventos de até 80 km/h no Paraná, contudo, o Simepar confirma a instabilidade, mas não de fenômenos mais graves.

De qualquer maneira, o fim de semana deve ser chuvoso em quase todo o oeste, assim como a segunda. Nos demais dias, a probabilidade de chover é baixa, inclusive no Natal.

 

Início de 2021

Janeiro é considerado um dos meses mais chuvosos em quase todo o Brasil e as médias de chuva serão bem elevadas. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ter um começo de ano com menos chuva do que o normal, mas fevereiro deve ficar dentro da média climatológica em praticamente toda a Região Sul, menos no Rio Grande do Sul, onde deve chover pouco.

Março terá uma quantidade volumosa em algumas áreas do País, como Sul e Sudeste. No Paraná, o mês terá mais chuva do que o normal.

Chuvas durante a primavera na região oeste

Mês   volume mensal     acumulado no ano

Setembro    23mm         919mm

Outubro      26mm         945mm

Novembro  69mm         1.014mm

Até dia 17/12       255mm       1.269mm

Fonte: Sanepar