Educação

Primavera é sinônimo de rinite

A primavera chegou e com ela florescem novas flores bonitas e perfumadas. Entretanto, esta estação pode causar muito desconforto nas pessoas que sofrem com algum tipo de alergia.

A alergia é uma defesa exagerada do organismo contra agentes que não têm potencial agressivo aos seres humanos, por isso a mesma substância que provoca o processo alérgico em uns não causa nenhuma resposta em outros. O ortodontista e ortopedista-facial Gerson Köhler explica que as alergias estão relacionadas às características genéticas. “Filhos de pais alérgicos têm 50% de chance de sofrerem com o problema”.

Gerson, que atua na equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, observa também: mesmo que os pais não tenham alergias, a criança pode apresentar alguma reação alérgica que pode ser proveniente de avós ou parentes mais distantes. “Ninguém nasce alérgico, mas sim com a capacidade de se tornar mais sensível a determinados estímulos, estado chamado de atopia. Existem diferentes manifestações alérgicas, como a asma, a bronquite e a rinite. Esta última é a mais comum e, ao obstruir o nariz, pode estimular a respiração bucal, hábito inadequado que provoca desequilíbrios na musculatura da face e consequente inadequação do crescimento do rosto das crianças”, esclarece.

“A rinite é caracterizada como uma doença que causa prurido nasal intenso, espirros, obstrução das vias nasais e coriza devido ao intenso processo inflamatório que afeta a mucosa do nariz”, ressalta Gerson, professor convidado da pós-graduação da UFPR desde 1988.

Juarez Köhler, especialista em Ortodontia e Ortopedia facial e membro da Associação Brasileira de Sono, destaca que a obstrução nasal, um dos sintomas da rinite, é o principal agente causador da respiração incorreta. Veja mais sobre este assunto na página 7 deste caderno.

 

Mitos e verdades

Pensando em esclarecer alguns mitos e verdades sobre a rinite, o otorrinolaringologista listou três dúvidas recorrentes sobre a “doença da estação”. Confira:

 

1 – Rinite e sinusite são a mesma coisa.

Mito. A rinite é uma patologia da mucosa nasal e a sinusite é uma patologia dos seios paranasais, que são cavidades ao redor da face. As duas patologias podem estar intimamente relacionadas, mas não são a mesma coisa.

 

2 – Poeira e ácaros são os principais vilões da rinite alérgica.

Verdade. Quem tiver hipersensibilidade a essas substâncias poderá apresentar crise de rinite alérgica. Outros agentes podem ser causadores, mas em menor escala. Há, ainda, as rinites perenes, que são durante todo o ano, como é o caso de sintomas à exposição diante de animais domésticos, como cães e gatos.

 

3 – Existe predisposição genética para alergia.

Verdade. Filhos de pai e mãe com alergia têm 50% mais chances de desenvolver a doença.

 

Prevenção

A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Se tratada corretamente, o paciente pode viver sem os sintomas e ter uma qualidade de vida melhor.

Para prevenir as crises alérgicas, a melhor maneira é evitar o contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e, em alguns casos, até perfumes.

Quando a primavera se inicia, medidas simples como higienizar o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia pode ajudar muito na profilaxia. Também lembrar de ingerir bastante água ao longo do dia, e manter os ambientes sempre limpos e arejados.

É importante procurar ajuda médica quando a crise aparecer.

Para quem sofre com a rinite, antialérgicos, sprays nasais, lavagens nasais e descongestionantes são muito utilizados, mas é preciso orientação médica. Saber qual o tipo de rinite que está sendo tratada é importante para evitar o uso de medicamentos desnecessários e possíveis complicações.