Cotidiano

Primavera começa com previsão de chuva para outubro

Mesmo com previsão de chuva, estação será de calor e ar seco

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

A primavera de 2020 começa no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até as 7h02 (Brasília)  do dia 21 de dezembro.

De acordo com a previsão do Climatempo, de todos os meses da primavera 2020, outubro é que terá mais chuva para o Sul do Brasil.

Durante a primavera, o fenômeno La Niña, mesmo fraco, atua no sentido de reduzir as condições para chuva na Região Sul do Brasil. As frentes frias tendem a passar rapidamente sobre a região deixando o ar seco.

Para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o “primeiro verão”.

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas, para a maioria das áreas do Nordeste, é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera.

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É esse resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que, neste ano, o evento La Niña seja fraco e de curta duração.

Entenda as cores nos mapas abaixo

Mapa de anomalia de precipitação

– os tons de azul representam anomalias positivas (chuva acima da média normal); os tons em laranja indicam anomalias negativas (chuva abaixo da média normal)

Mapa de anomalia de temperatura máxima

– os tons de azul representam anomalias negativas (temperatura abaixo da média normal); os tons em laranja indicam anomalias positivas (temperatura acima da média normal)

 

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para outubro de 2020

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para novembro de 2020

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para dezembro de 2020

Os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum fazem uma análise mais detalhada da primavera 2020 na Região Sul:

Fonte: Climatempo