Cotidiano

Primária democrata terá recontagem

LOUISVILLE, Kentucky ? Os votos foram disputados até o final, e será necessária uma recontagem para determinar se a ex-secretária de Estado Hillary Clinton conquistará sua 28ª vitória em primárias, se aproximando ainda mais dos 2.384 necessários para conquistar a nomeação, ou se o senador por Vermont, Bernie Sanders somará 21 vitórias em primárias, mantendo-se vivo na disputa, que ainda terá dez primárias antes da Convenção do Partido Democrata, marcada para o dia 25 de julho, na Filadélfia. Ao final da contagem, a vantagem de Hillary sobre Sanders era inferior a 0,4 pontos percentuais.

É cada vez maior o clamor para que Sanders abandone a corrida, deixando o caminho livre para Hillary, que teria pela frente um possível duelo contra o magnata republicano Donald Trump pela Casa Branca. Na campanha republicana, Trump ainda tem delegados a conquistar, mas todos os seus rivais já suspenderam suas campanhas diante da esmagadora liderança do bilionário.

Ontem, a líder da corrida democrata divulgou um balanço de seu ganhos financeiros pessoais desde 1º de janeiro, e exortou o republicano Donald Trump a disponibilizar as informações sobre seu imposto de renda.

?O verdadeiro teste para Donald Trump será seguir o precedente criado por todos os candidatos presidenciais da era moderna, e disponibilizar suas declarações de imposto de renda, Como fez Hillary Clinton?, afirmou, em nota, a porta-voz da candidata, Christina Reynolds. Os documentos divulgados por Hillary mostram que ela recebeu mais de US$ 5 milhões em royalties de sua autobiografia ?Escolha difíceis?. Mais cedo, o magnata anunciou que havia enviado sua declaração financeira à Comissão Eleitoral Federal na segunda-feira.

A secretária de Estado do Kentucky, Allison Lunsergan Grimes, afirmou à rede CNN que Hillary Clinton, que teria uma vantagem de 1813 votos, era a ?vencedora não oficial? da primária. Grimes, é partidária de Hillary e participou de sua campanha.

? É o que parece no momento ? afirmou Grimes à CNN. ? Hillary será a indicada não oficial em nome do Partido Democrata no Kentucky.

Pouco depois da declaração de Grimes, a campanha da democrata publicou uma nota comemorando a vitória no estado e agradecendo aos eleitores que participaram das primárias.

O dia de ontem foi de mais tensão entre os democratas, antes mesmo dos resultados das primárias. Líderes partidários acusaram os apoiadores de Bernie Sanders de terem iniciado uma confusão na convenção do partido em Nevada, no sábado. O evento, em Las Vegas, chegou a ser interrompido. Políticos do partido se preocupam que o episódio possa se repetir na convenção nacional da legenda, em julho, em Filadélfia, e que isso gere dificuldades para Hillary ? se ela de fato garantir a nomeação ? unificar o partido. ?Se o Partido Democrata quer ser bem-sucedido em novembro, é imperativo que todos tratem nossos apoiadores com a justiça e o respeito que eles merecem. Infelizmente isso não aconteceu em Nevada?, contra-argumentou Sanders, em comunicado. A campanha de Hillary não se pronunciou sobre o tema ontem.

? Nunca deve haver um ?porém? quando o assunto é intimidação e violência. A resposta do senador foi inaceitável e botou lenha na fogueira ? afirmou a presidente democrata Debbie Wasserman Schultz, que afirmou não ter conversado com Sanders sobre o incidente em Nevada.