Policial

PRF apreende quase um milhão de maços de cigarros contrabandeados

De acordo com a PRF, o valor de mercado das cargas apreendidas ultrapassa R$ 5 milhões

Guaíra – Três abordagens da PRF (Polícia Rodoviária Federal), ontem, na região Oeste do Estado, resultaram na apreensão de quase um milhão de maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. De acordo com a PRF, o valor de mercado das cargas apreendidas ultrapassa R$ 5 milhões.

A primeira apreensão, de aproximadamente 200 mil maços, foi registrada em Guaíra, por volta da 1h30. Os policiais desconfiaram de uma carreta que transitava pela BR-163. As caixas de cigarros eram transportadas em meio a uma carga de soja. O motorista, de 59 anos, disse que saiu de Maracaju (MS) com destino a Cruz Alta (RS).

A segunda carreta foi abordada por volta das 8h30, na BR-163, em Quatro Pontes. No veículo, foram encontrados cerca de 400 mil maços de cigarro. O condutor, de 31 anos, foi preso em flagrante. Aos policias, ele revelou que saiu de Eldorado (MS) e que levaria a carga ilícita até Curitiba.

A terceira apreensão foi realizada cerca de meia hora depois, na BR-163, em Lindoeste, durante abordagem conjunta com a Receita Federal. As equipes pararam uma carreta carregada com cerca de 350 mil maços. O motorista, de 53 anos, também foi preso. Ele relatou ter saído de Guaíra e que pretendia entregar o cigarro no Rio Grande do Sul.

A pena para o crime de contrabando é de dois a cinco anos de reclusão. Ao longo de 2015, a PRF apreendeu 20,1 milhões de maços de cigarros contrabandeados no Paraná, resultado 48,9% superior ao registrado em 2014, quando 13,5 milhões de maços foram apreendidos pela corporação no Estado.