Policial

PRF apreende comboio de contrabando

Foz do Iguaçu – Um comboio formado por quatro ônibus carregados por mercadorias contrabandeadas do Paraguai foi apreendido em uma operação conjunta na quarta-feira pela Receita Federal e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Santa Terezinha de Itaipu.

Os quatro ônibus estavam organizados em comboio e partiam de Foz do Iguaçu com destino a São Paulo. O primeiro veículo, ao perceber que seria abordado pelas equipes da Receita Federal e da PRF, recuou, tentando fazer um retorno proibido com a intenção de voltar para a cidade de Foz do Iguaçu, porém foi interceptado pelos servidores não logrando êxito em seu intento. Em seguida, os servidores realizaram a abordagem e a apreensão dos outros três ônibus que pertenciam ao comboio. Todos os veículos foram lacrados e encaminhados para a Delegacia da Receita em Foz para contagem e valoração das mercadorias.

Na sede da Receita em Foz foi iniciada a verificação das mercadorias carregadas nos ônibus durante a qual foi encontrada grande quantidade de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Detalhe importante é que as mercadorias estavam organizadas por tipo de produto revelando que o comboio não se tratava de ônibus com turistas, mas verdadeiros veículos de carga com o intuito de transportar mercadorias ilegais para revenda no País. Esta forma de acondicionamento de mercadorias por tipo é comum nos casos em que ônibus de turismo são utilizados, exclusivamente, como transporte de produtos contrabandeados ou descaminhados.

A estimativa é de que os ônibus estejam levando mercadorias de tipos variados valoradas em mais R$ 400 mil. Os passageiros, em pequeno número, após verificação de seus pertences foram liberados.