Policial

PRF apreende 24,5 toneladas de maconha no Noroeste do Estado

Trata-se da maior apreensão já realizada pela PRF em toda a sua história no País

Alto Paraíso – A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 24.572 quilos de maconha na segunda-feira (23) em Alto Paraíso, região Noroeste do Paraná. Trata-se da maior apreensão da droga já realizada pela PRF em toda a sua história no País – três toneladas superior ao antigo recorde.

Até então, a maior apreensão havia sido registrada pela instituição no ano de 2010, em Santa Terezinha de Itaipu, quando 21,5 toneladas de maconha foram apreendidas.

A droga apreendida era transportada em dois semirreboques de uma carreta bitrem, abordada pelos policiais na BR-487, em frente à Unidade Operacional Porto Camargo.

Ao examinar a nota fiscal, a equipe da PRF constatou que o documento apontava o transporte de soja. Durante a fiscalização, porém, os policiais perceberam a existência de milho nas laterais da carreta. Cães farejadores da PRF, que estavam nas imediações, foram acionados e logo deram sinais de que o veículo transportava drogas.

Após a retirada da lona, a equipe descobriu que a camada de milho tinha apenas poucos centímetros. O objetivo dela era encobrir o entorpecente.

Preso em flagrante, o motorista admitiu saber que havia drogas em sua carga. Disse que passava pelo posto da PRF durante a chuva, na esperança de não ser fiscalizado. Ele informou ainda que buscou a carga em Amambaí (MS), cidade próxima da fronteira com o Paraguai, e que pretendia levá-la até Paranavaí (PR).

Um comboio de viaturas da PRF, com o apoio de um helicóptero, fez a escolta da carreta bitrem até a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde a pesagem oficial foi realizada.

Em 2015, a maior apreensão da PRF havia sido registrada em fevereiro, no município de Itapecerica da Serra (SP), com 4,5 toneladas. No Paraná, a maior havia ocorrido em Tijucas do Sul, no último mês de agosto – 3,5 toneladas.

(Com informações de assessoria)