Cotidiano

Previsão muda e chuva fica só para o dia 22

Cascavel – Sabe aquela previsão do tempo que indicava a possibilidade de até 40 milímetros de chuva para este fim de semana? Esqueça. Um rearranjo meteorológico aponta que a região oeste vai contar apenas com pancadas ocasionais e bem isoladas. A precipitação só vem com força total nos dias 22 e 23 deste mês, com a chegada da primavera.

Vale lembrar que a última chuva expressiva foi registrada no dia 20 de agosto e, além da saúde, o campo também sofre com a secura extrema impedindo o plantio do milho, do feijão e da soja, podendo mudar o cenário da safra de verão 2017/2018.

Além disso, não há previsão de muito refresco nas temperaturas, nem aumento da umidade relativa do ar que ontem, por volta das 16h, estava em 26% se mantendo assim em estado de alerta, uma vez que para um bom desempenho à saúde, são necessários pelo menos 60%.

Com temperaturas nas alturas, o inverno vai mesmo se despedindo com uma cara de verão. Ontem em Cascavel, às 15h, os termômetros registravam 33,7ºC, mas em Palotina na quarta-feira eles bateram incríveis 37ºC, situação quase incomum, inclusive, para o verão.

Somado a isso, o vento forte nesta quinta-feira chamou a atenção e levou muita coisa que vinha pela frente. Por volta do meio-dia ele chegou aos 60 quilômetros por hora. Isso se justifica, segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Lizandro Jacóbsen, porque a frente fria que estava no Rio Grande Sul avançou sobre o Norte e com o calor intenso no estado e a pequena aproximação desta frente, houve uma diferença de temperatura que resulta em rajadas de vento como as observadas.

Para hoje a previsão é de poucas nuvens no oeste com termômetros variando dos 19ºC aos 30ºC. Amanha o céu fica bastante encoberto, com temperaturas variando de 18ºC a 31ºC. estas temperaturas se repetem no domino, mas sem muitas nuvens.