Política

Previdência em pauta

A ParanaPrevidência, instituição sem fins lucrativos, criada para garantir o pagamento das aposentadorias e pensões aos servidores públicos estaduais, é tema de debate na noite de quarta-feira (9), no mini auditório da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), a partir das 19h30.

De acordo com o presidente do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná), Giancarlo Tozo, serão apresentados números da previdência social dos agentes públicos, e reforça: “este debate vai mostrar a insolvência desse fundo, incluindo ainda o seu déficit”, diz.

Quem comanda os debates é o advogado previdenciário Elcir Glicério Guimarães Zen e a servidora Grace Kelly Bourscheid, ex-presidente do Sinteoeste e representante do Conselho Fiscal da ParanaPrevidência. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Garantias

A ParanaPrevidência criou, em 1998, fundos de previdência e de um sistema contributivo capaz de gerar equilíbrio financeiro e atuarial. O sistema tem por objetivo garantir a rentabilidade do ente previdenciário, segundo a Secretaria Estadual de Administração.

compreende programas de Seguridade Funcional, beneficiando os servidores públicos estaduais, dependentes e pensionistas.