Cotidiano

Previdência: discussão sofre reforma será 'complexa', diz Rodrigo Maia

201610101305255425.jpg

BRASÍLIA – No dia em que o governo enviou ao Congresso a proposta da reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu que a discussão da matéria será “complexa e difícil”, mas disse que é preciso explicar à sociedade que a reforma não vai tirar direitos, e sim garantir que o governo tenha condições de pagar os aposentados. Maia acredita que o plenário estará pronto para votar a matéria em março de 2017, “com calma e com diálogo”.

? Sempre complexo e difícil, mas urgente e necessário. A sociedade precisa entender que o que se quer votar não é tirar direitos de ninguém. O que se quer é garantir a solvência, garantir de forma objetiva que a Previdência tenha condição de pagar sua aposentadoria.

Para o presidente da Câmara, a aprovação da reforma mais a finalização da votação da PEC que fixa um teto para os gastos públicos vai garantir no curto prazo a queda da taxa de juros porque vai gerar um ambiente de confiança para os investidores.

? Tenho muita convicção de que uma reforma tão difícil como essa aprovada ela rapidamente vai baixar a taxa de juros no Brasil, porque vai gerar ambiente de confiança dos investidores. O teto mais a Previdência, garanto que no curto prazo, apesar de parecer que está tirando direitos de alguns, ele vai gerar confiança no país. Esse é o caminho correto para recuperar rapidamente a economia ? disse Maia.

O deputado afirmou não saber se será preciso interromper o recesso parlamentar, que começa no fim de dezembro, para votar matérias de interesse governo. Ele disse que isso depende dos planos do Palácio do Planalto.