Cotidiano

Prévia da inflação de fevereiro confirma tendência de queda, diz Temer

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer celebrou a prévia oficial da inflação para fevereiro, que teve alta de 0,54% no mês mas foi a menor taxa no mês desde 2012. Horas antes da divulgação da taxa básica de juros, Temer disse que o índice confirma a tendência de queda da inflação.

“A divulgação, na manhã de hoje, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o chamado IPCA 15, para o mês de fevereiro confirma a tendência de queda da inflação, que converge consistentemente para o centro da meta determinada para o ano de 2017, ou seja, 4,5% ao ano”, declarou Temer, por meio do porta-voz da Presidência, Alexandre Parola.

A alta do IPCA 15, que foi de 0,54%, teve impacto dos reajustes das mensalidades escolares, e foi maior do que as projeções feitas por analistas, que eram de aumento de 0,42%. A taxa foi 0,23% maior do que a de janeiro, e foi a menor para fevereiro desde 2012, quando foi de 0,2%. Em fevereiro do ano passado, o índice ficou em 1,42%.

O acumulado dos últimos doze meses registra 5,02%. No levantamento anterior, o número era de 5,94%. O presidente voltou a falar que a queda da inflação irá continuar, e que o índice pode ser menor do que o centro da meta do Banco Central, que é de 4,5%. O teto da meta é de 6,5%.

Ainda nesta quarta-feira, o Conselho de Política Monetária (Copom) divulgará se muda a taxa básica de juros, a Selic, que vem de quedas progressivas e está em 13% ao ano.