Cotidiano

Prevenção: Depoimento de Lula terá separação das “torcidas”

Evitar possíveis confrontos entre manifestantes foi a maior preocupação da Secretaria de Segurança Pública do Paraná ao definir o esquema de policiamento para quarta-feira (10), quando Luiz Inácio Lula da Silva estará em Curitiba para depor ao juiz Sergio Moro sobre a acusação do Ministério Público Federal de que teria recebido propina da construtora OAS.

Como medida preventiva, ficou decidido que um expressivo contingente policial será empregado para evitar que as “torcidas” pró e contra o ex-presidente ocupem o mesmo espaço físico. Ao menos 40 grupos já programaram ações para esse dia por meio das redes sociais, o que é motivo de preocupação para as autoridades.

Quem quiser realizar manifestações a favor de Lula deverá ficar no Calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da capital. Já as pessoas contrárias ao ex-presidente deverão se concentrar na Praça Nossa Senhora Salete, no Centro Cívico.
Haverá segurança reforçada também no entorno e dentro da sede da Justiça Federal, local do depoimento. Bloqueios serão feitos em um raio de 150 metros para evitar que manifestantes cheguem próximo do local. Da parte da imprensa, somente os jornalistas previamente credenciados poderão utilizar esse espaço.

CONTRA MUDANÇAS

O Ministério Público Federal se manifestou ontem contra a mudança da forma como serão feitas as filmagens do depoimento de Lula, solicitada no dia anterior pela defesa do ex-presidente. Os procuradores também se posicionaram contra uma gravação paralela por entender que Lula deve ser tratado da mesma forma que as pessoas ouvidas anteriormente sobre os processos da Lava Jato.