Cotidiano

Prevenção contra acidentes

Representantes da sociedade civil organizada, órgãos governamentais, empresas, trabalhadores, entidades de classe, associações e federações que têm interesse em participar do 2º Movimento Abril Verde de Cascavel têm até domingo (1) para confirmar a participação, gratuita, no evento que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 18 de abril, das 8 às 17 horas, no Auditório da Prefeitura de Cascavel. Com vagas limitadas, a participação pode ser confirmada por pessoas que desejam integrar o debate em torno da saúde do trabalhador e da necessidade da prevenção nos ambientes de trabalho, a fim de evitar a ocorrência de acidentes, doenças e demais agravos à saúde.

Uma ampla programação, com palestras e debates foi organizada. Durante o encontro também será oficialmente implantada a nova Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde, a qual está organizando o movimento.

Abril Verde

O Abril Verde é realizado em alusão ao Dia em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, que é lembrado em 28 de abril, e ao 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde.

A data é simbolizada pelo laço verde e foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.

Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador e no Brasil, desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído por meio da Lei n° 11.121.

Números

Segundo dados da OIT, ocorrem 2,3 milhões de mortes por ano por acidentes e doenças do trabalho e 860 mil pessoas sofrem algum tipo de ferimento todos os dias no mundo. Os custos globais, diretos e indiretos, chegam a 2,8 trilhões de dólares, ou quase R$ 7 trilhões. As perdas humanas e familiares são irreparáveis, gastos com pensões e benefícios que poderiam ser aplicados em outras áreas, prejuízos para o mercado de trabalho, pois os acidentados e doentes estão em plena idade produtiva.

O Brasil é o quarto colocado no ranking mundial com seus mais de 700 mil acidentes e adoecimentos em conseqüência do trabalho por ano.

Maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos estão entre as causas desses acidentes. As lesões mais freqüentes dos acidentes são as fraturas, luxações e amputações, podendo ainda levar à morte do trabalhador (Portal Brasil, 2012).