Cotidiano

Prevenção ao câncer nas ruas

A Legião Feminina de Combate ao Câncer foi às ruas para informar a população sobre a importância da realização periódica de exames entre as mulheres para a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação ocorreu no Terminal Oeste, no centro de Cascavel, e faz parte da campanha Outubro Rosa.

No local, quem tivesse interesse em agendar uma mamografia poderia marcar o exame com as próprias legionárias. Conforme o médico oncologista da Uopeccan, Leonardo Seyboth, a mamografia é a melhor forma de detectar a doença. “Geralmente, este exame é indicado às mulheres acima de 40 anos. Abaixo desta faixa etária não há necessidade, mas se por um acaso houver alguma alteração o mais indicado é a ultrassonografia da mama, pois não a expõe à radiação e por ser mais densa, mais glandular, a ultrassonografia consegue analisar melhor o perfil da mama”, explica Seyboth.

O médico ressalta que em casos de diagnóstico positivos de câncer na família o alerta é redobrado. “Se, por exemplo, a mãe for diagnosticada com câncer de mama aos 45 anos, a filha precisa começar o monitoramento aos 35 anos”, afirma.

Estatística

Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2016 foram diagnosticados 3.730 novos casos em todo o Paraná. No Brasil o número é ainda mais alto: 57.960 novos registros. Em relação ao total de mortes, o Inca aponta 14.388 óbitos no ano passado, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Autoexame

Outro método que pode auxiliar no diagnóstico da doença é o autoexame, porém, ele não substitui a mamografia, apenas a complementa. “Na maioria das vezes, o câncer de mama não é descoberto pelo autoexame, a não ser quando a lesão é maior. O toque costuma pegar lesões superiores a dois centímetros, o que já não é considerado inicial”, diz Seyboth.