Cotidiano

Prevenção ao bullyng

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou durante a sessão plenária de ontem o nome do estudante que produziu o melhor projeto de lei entre os inscritos no projeto Geração Atitude, edição de 2017. O jovem Douglas Froelich, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, de Cruz Machado, foi o vencedor, com uma proposta para combater o bullying nas escolas paranaenses, em campanhas de esclarecimento acerca do problema e debates entre a comunidade escolar.

Douglas viajou a Curitiba com a Caravana da Cidadania, uma ação que envolveu 25 núcleos regionais de ensino. Os alunos selecionados para representar seus colégios conhecerem em três dias de visita à capital os prédios que sediam os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além do Ministério Público, parceiros do Geração Atitude.

Puderam visitar também alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba. “Eu estou muito feliz não só por mim, mas por todos que participaram. O projeto, escrito por mim e mais dois colegas foi supervisionado por nossa professora de Sociologia, Waldirene Metz, com a ajuda do Guia do Cidadão”, explicou o estudante, destacando a apostila confeccionada pelo Legislativo que apresenta os principais conceitos relacionados à cidadania e participação política.

Projeto

O projeto de lei vencedor prevê a instituição no Paraná do Dia da Prevenção e Combate ao Bullying, com objetivo de conscientizar e diminuir os casos de bullying dentro das escolas, que deverá acontecer anualmente na primeira semana do mês de abril, preferencialmente no dia 7 – quando já se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying – envolvendo estudantes da educação básica, professores e funcionários da rede pública e privada de ensino do Paraná.