Cotidiano

Presos tiveram festa e liberação para passar a noite com mulheres no natal e réveillon

SÃO PAULO – Um vídeo feito por um policial militar na véspera de natal no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde uma semana depois uma rebelião deixou 56 mortos em Manaus, mostra que presos puderam comemorar a data com festa, embalada por música em alto volume. Um documento divulgado pela Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam) também revela que a ‘confraternização’ contou até com mulheres de presos, que foram autorizadas a passar a noite no presídio. O procedimento se repetiu na virada do ano, segundo o documento, que ainda informa que presos estavam autorizados a receber gelo em três dias, nas semanas que antecederam o Natal e o réveillon.

“O pernoite está autorizado, no dia 24 de dezembro de 2016 (sábado), apenas para companheiras dos reeducandos, tendo como horário determinado para a entrada, das 18h às 20h. O término do pernoite será às 08h do dia 25 de dezembro, sendo realizada primeiramente a retirada das companheiras que estão custodiadas em unidades prisionais”, diz ofício sobre a padronização de visitas nas unidades prisionais de Manus, encaminhado ao secretário de Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio Filho, em 20 de dezembro por um dos setores do órgão.

Mais à frente, o documento esclarece a Pedro Florêncio que o pernoite também seria liberado no Ano Novo. Além do ofício, identificado como o memorando 064/2016 da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), o pernoite de mulheres de presos no Compaj, no dia 24 e no réveillon, também é citado pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Em nenhum dos casos, porém, é mencionado quantos presos puderam receber as visitas.

BAILE FUNK

No vídeo feito a partir da muralha do Compaj, um PM registra uma ala do presídio e relata que a festa de presos acontece em pelo menos duas unidades do complexo. “Maior festa aqui no Compaj, tanto no masculino quanto no feminino”, diz ele na gravação que mostra um som alto vindo da parte interna do presídio.

A gravação sugere que os presos mais pareciam estar em um baile funk, ao estilo pancadão, curtindo uma música do MC João, chamada ‘Baile de Favela’ . Na música, que tem mais de uma versão e letra que causou polêmica, são mencionados bailes funk de São Paulo.

No final do vídeo, o policial também menciona que rojões são disparados, mas não fica claro se eles são disparados de dentro do presídio.

Procurada por e-mail e telefone para falar sobre o assunto na tarde desta quarta-feria, a Secretaria de Administração Penitenciário (Seap) do Amazonas ainda não se manifestou.