Cotidiano

Presos de penitenciária em Ribeirão das Neves, em Minas, fazem rebelião

RIO – Parte dos presos da penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, a 30 quilômetros de Belo Horizonte, promoveram uma rebelião, no final da noite de segunda-feira, queimando colchões e promovendo brigas. Segundo informações da Polícia Militar, apesar da confusão ninguém conseguiu fugir e nem há registro de feridos. Parentes dos presos fizeram várias manifestações nas áreas próximas à cadeia, atacaram os policiais e chegaram a derrubar uma repórter da Globonews, que fazia uma entrada ao vivo para o telejornal da meia-noite da emissora.

A repórter Larissa Carvalho, muito nervosa e após ser socorrida por policiais, disse que os manifestantes, mulheres em sua grande maioria, não acreditavam nas informações dos PMs, e chamavam a atenção para a presença de ambulâncias do SAMU no local. De acordo com os policiais, ambulâncias e carros de bombeiros foram chamados devido à grande quantidade de fumaça, pois havia temores de que funcionários e presos poderiam se intoxicar.

Como em quase todo o sistema penitenciário do país, a maioria das cadeias de Minas Gerais também sofrem de superpopulação e estão, na média, com o dobro de sua capacidade carcerária. A segurança foi reforçada na região.