Policial

Preso é morto após briga no mesmo complexo onde estão investigados da Lava Jato

Um detento foi morto na madrugada desta quarta-feira (3) no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a Polícia Civil, o homicídio ocorreu na psiquiátrica do presídio.

O complexo é uma penitenciária de regime fechado e com finalidades médicas que abriga 700 presos, inclusive os da Operação Lava Jato.

Ainda conforme a polícia, houve um desentendimento em uma das celas, e a vítima foi morta por outro preso. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML), em Curitiba.

Segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), os presos da Lavo Jato estão em outra galeria, localizada em outro bloco do complexo e não têm contato com os presos da galeria onde ocorreu a morte.

Em nota, o Depen disse que a motivação e a circunstância da morte serão apuradas por um procedimento interno, pela Corregedoria do Depen, assim como inquérito policial. Veja a íntegra da nota.

"Julio Cesar de Moura Funck, 19 anos, foi morto no início desta madrugada (3), por volta da 0h30. Ele estava custodiado na 4ª galeria do Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O preso dividia a cela com outros quatro detentos. Um deles assumiu a autoria do crime. Segundo relatos, os dois teriam discutido e entrado em luta corporal. O preso Julio teria sido morto por asfixia, após ser golpeado com uma "gravata". Imediatamente o local foi isolado e a polícia foi acionada. Uma perícia foi realizada no local pela polícia científica. O corpo foi encaminhado ao IML. A motivação e a circunstância da morte serão apuradas por um procedimento interno, pela Corregedoria do Depen, assim como inquérito policial. A Polícia Civil investiga o caso".

MATAR O PRÓPRIO PAI

No início da tarde desta sexta-feira (15), por volta das 13h30, uma equipe de Policiais Militares de Guaíra, após informações recebidas pela Central 190 acerca de um homicídio, se deslocou até a Rua Presidente Kennedy.

No local, o solicitante relatou que Luiz César Funck, 56 anos, teria sido morto pelo próprio filho de 18 anos de idade.

Ao adentrar o quintal da moradia, foi localizado o corpo da vítima estendido na área, sendo que no interior da casa o acusado foi encontrado, tomando banho, para retirar o sangue que estava em seu corpo.

O rapaz confessou aos policiais ter assassinado o próprio pai utilizando-se de um facão (degolado). Segundo ele, o motivo seria pelo fato do pai maltrata-lo.

Diante dos fatos o jovem que teria confessado ser o autor do crime de homicídio, e que segundo informações tem problemas psíquicos, recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado para a Polícia Civil.

Equipe do SAMU foi acionada e o médico constatou o óbito.

Policiais Civis de Guaíra compareceram no local do crime e assumiram os trabalhos.

O IML de Toledo foi solicitado para o encaminhamento do corpo para os exames de necropsia e posterior liberação aos familiares.