Cotidiano

Preso de Guantánamo implica realeza saudita em terrorismo

Guantanamo Saudi Arabia Terrorism

MIAMI ? Um homem detido em Guantánamo revelou a autoridades americanas que acredita que um membro não identificado da família real saudita integrou um plano para recrutá-lo para cometer atos terroristas antes dos ataques do 11 de setembro de 2001, segundo uma transcrição do serviço de inteligência americano recém-publicada.

Ghassan Abdala al-Sharbi relatou que uma figura religiosa na Arábia Saudita empregou o termo ?sua alteza? durante uma conversa telefônica com um homem, durante uma conversa telefônica. Em seguida, essa mesma figura teria lhe pedido para que regressasse aos Estados Unidos e se envolvesse em uma trama contra o país, e que para isso seria preciso aprender a pilotar um avião.

A comissão que investigou o 11 de setembro não encontrou provas de que o governo saudita como instituição ou que funcionários superiores do país teriam apoiado pessoalmente os ataques. O governo da Arábia Saudita também vem negando consistentemente qualquer envolvimento na trama. tem consistentemente negado envolvimento na trama.

Al-Sharbi descreveu a conversa em junho. A transcrição Pentágono divulgou na internet na quinta-feira, com partes riscadas de preto. A declaração é complicado e faltam detalhes importantes, como quem é a ?figura religiosa?. Ela também não indica qual membro da família real saudita poderia estar envolvido.

Sua declaração alimenta a série de sugestões sobre os atentados do 11 de setembro, mas não dá pistas claras sobre o possível envolvimento da classe dominante saudita nos ataques. Dezessete dos 19 sequestradores eram cidadãos sauditas.