Policial

Presídio de Catanduvas completa dez anos

Com capacidade para 208 presos, o presídio conta atualmente 130, dentre eles chefões do tráfico no eixo Rio-São Paulo

Catanduvas – Considerada um marco no sistema prisional brasileiro, a Penitenciária Federal de Catanduvas completou dez anos ontem. A data foi lembrada com uma solenidade com a presença de várias autoridades. Nesse período, não houve fuga nem motim na unidade.

Com capacidade para 208 presos, o presídio conta atualmente 130, dentre eles chefões do tráfico no eixo Rio-São Paulo. No mesmo mês de sua inauguração, ele recebeu o criminoso Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, uma das principais organizações criminosas do País. Ele permaneceu na unidade até 2012, quando foi transferido para Porto Velho (RO). Além de Beira-Mar, o presídio já abrigou nomes como Marcinho VP, Elias Maluco e Marcola, todos apontados como criminosos de altíssima periculosidade.

A penitenciária de Catanduvas foi a primeira de quatro construídas pelo governo federal. As outras estão em Campos Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho e uma quinta unidade do mesmo porte está sendo construída em Brasília (DF). Só em Catanduvas, o investimento inicial foi de R$ 20 milhões.