Cotidiano

Presidente sul-coreana deve encarar ação de impeachment na próxima semana

SEUL ? Os partidos de oposição da Coreia do Sul disseram nesta sexta-feira que votarão uma ação de impeachment contra a presidente Park Geun-Hye, suspeita de envolvimento em escândalo de tráfico de influência, no dia 9 de dezembro. Os opositores prometem avançar com um movimento político arriscado enquanto o partido de Park continua indeciso se a tira da legenda.

? A ação será proposta hoje. Logo depois será encaminhada para a sessão plenária do dia 8 e iremos levar a proposta de impeachment para uma votação no dia 9 ? disse o porta-voz do Partido Democrático da oposição, Ki Dong-min.

Se for aprovada ação de impeachment no Congresso, o Tribunal Constitucional tem 180 dias para aprová-lo ou rejeitá-lo. Se aprovado, uma nova eleição deve ser convocada em 60 dias para eleger um novo líder por um período de cinco anos.

Os três partidos, com 165 assentos combinados no parlamento de 300 membros, podem levar a diante a ação de impeachment, mas necessitarão de alguns membros do partido da presidente para vencer a votação com a maioria de dois terços exigida.

Park Geun-Hye aceitou renunciar à presidência da Coreia do Sul o e pediu ao parlamento na última terça-feira para decidir como e quando ela deve deixar cargo, evitando o impeachment. A presidente sul-coreana sofreu uma intensa pressão para renunciar, com centenas de milhares de pessoas correndo pelas ruas exigindo sua renúncia nos comícios de fim de semana.

O índice de aprovação de Park permaneceu em uma baixa recorde de 4%, de acordo com uma pesquisa de opinião divulgada na sexta-feira.