Cotidiano

Presidente interino convoca sucessão de Cunha somente para dia 14

BRASÍLIA – O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), convocou para a próxima quinta-feira, dia 14 de julho, a eleição do novo presidente da Casa, após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maranhão ignorou pedido do líder do governo, André Moura (PSC-SE), e outros parlamentares, que desejavam realizar a sucessão de forma rápida. O ato já foi lido em plenário pela deputada Érika Kokay (PT-DF).

Maranhão marcou a eleição para as 16 horas do dia 14 e deu prazo até as 12 horas do mesmo dia para o registro de candidaturas. A decisão foi tomada antes de uma reunião acertada por líderes de vários partidos para as 17 horas para buscar um acordo sobre o cronograma.

Enquanto Moura e outros parlamentares governistas defendiam uma sucessão rápida, adversários de Cunha desejavam que a decisão fosse adiada na expectativa de votar a cassação do peemedebista antes de eleger o novo comandante da Casa.

?Vamos primeiro cassar o Eduardo Cunha na quarta-feira e aí, na quinta, elegemos o presidente?, disse Alessandro Molon (Rede-RJ).