Cotidiano

Presidente do TSE reforça pedido de investigação de assassinatos

BRASÍLIA – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, fez referência, na sessão da Corte desta quinta-feira ao assassinato do ex-prefeito e novamente candidato em Itumbiara (GO) na tarde de ontem. O presidente do TSE ligou ontem para o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para reforçar o pedido de investigação deste e de outros crimes envolvendo candidatos.

? Nós estamos em contato estreito com o Ministério da Justiça e também já pedimos que a Polícia Federal atue na investigação desses episódios que repercutem e podem afetar o pleito eleitoral. Estamos acompanhando com todo o cuidado o desdobramento desses episódios, que eles sejam desde logo esclarecidos, investigados ? afirmou Mendes.

No final de agosto Mendes solicitou formalmente ao ministro que a Polícia Federal entrasse nas investigações envolvendo assassinatos de candidatos e pré-candidatos a cargos eletivos. Segundo informações do TSE, até o final de agosto tinham sido registrados 20 homicídios envolvendo candidatos e pré-candidatos às eleições deste ano. De agosto até hoje, mais assassinatos foram registrados, como o caso do candidato em Itumbiara e o de Marcos Falcon, o candidato a vereador e presidente da Portela no Rio, no última segunda-feira.

No caso do Rio, o reforço de homens da Força Nacional, garantido durante as Olimpíadas e Paralimpíadas foi mantido até a realização das eleições. Para garantir que a votação e apuração das eleições aconteçam de maneira tranquila, o TSE já autorizou o envio de forças federais a mais de 265 municípios, distribuídos em 14 estados. Os pedidos foram feitos por tribunais regionais e houve concordância dos governadores.