Cotidiano

Presidente do TSE pede que eleitores ausentes no 1º turno participem da votação domingo

Gilmar mendes.jpgBRASÍLIA – Num pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV na noite deste sábado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu que eleitores ausentes no primeiro turno compareçam às urnas amanhã. Gilmar Mendes voltou a falar das pressões que o crime organizado teria feito na primeira votação e disse que cabe ao eleitor analisar as propostas e escolher a melhor opção para sua cidade.

Eleições 2016

– Ressalto que mesmo aqueles que não compareceram às urnas no primeiro turno têm direito de, agora, registrar seu voto e fazer a sua escolha. É a partir das nossas escolhas que podemos contribuir para a construção de um país mais seguro, justo e igual para todos. O seu voto é o início dessa construção. Exerça neste domingo o seu direito de escolher o governo de sua cidade com liberdade e responsabilidade – disse o presidente do TSE.

Ele defendeu a aprovação de uma reforma política e destacou o papel da Justiça Eleitoral para o êxito da campanha deste ano:

– O primeiro turno confirmou nossas expectativas quanto ao sucesso da gestão das eleições, mas também trouxe preocupações. De forma geral, o pleito ocorreu com tranquilidade e ordem, em clima pacífico e democrático na grande maioria dos nossos 5.568 municípios. Por outro lado, graves incidentes ocorreram em algumas localidades. Em viagens que fiz, pude constatar que o crime organizado tem exercido uma forte e nefasta influência sobre a disputa eleitoral em certos municípios. Os casos de violência que ocorreram nos Estados do Rio de Janeiro e do Maranhão são exemplos dessa realidade. Tendo testemunhado essas graves ocorrências, sinto-me na obrigação de transmitir a preocupação e dizer que a Justiça Eleitoral contribuirá com o diagnóstico e a solução desses problemas e com a construção de proposta de reforma política que atenda aos anseios do país.