Cotidiano

Presidente do Sudão do Sul anuncia cessar-fogo

2016 922830541-201607111257518878_RTS.jpg_20160711.jpgJUBA ? O presidente do Sudão do Sul anunciou nesta segunda-feira que suas forças de segurança iniciarão um cessar-fogo após os combates chegarem à capital, Juba. Salva Kiir disse também que está pronto para conversar com seu rival, o vice-presidente Riek Machar, depois dos confrontos que ameaçaram levar o país de volta à guerra civil. Sudao_1107

? Todos os comandantes foram ordenados pelo presidente a obedecerem o cessar-fogo ? disse o porta-voz da Presidência, Ateny Wek Ateny.

Mais cedo, Juba era cenário de intensos combates entre partidários do presidente e do vice-presidente. Uma fonte diplomática ocidental confirmou à AFP que nos confrontos no bairro de Tomping, perto do aeroporto, foram utilizadas armas pesadas.

Os confrontos se concentraram nas mesmas áreas onde no domingo os soldados fiéis ao presidente Salva Kiir e os seguranças do vice-presidente e ex-chefe rebelde, Riek Machar, se enfrentaram. Desde sexta-feira cerca de 300 pessoas morreram, afirmam fontes locais.

No domingo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu ajuda aos países da região para colocar fim aos intensos combates. O aeroporto de Juba foi fechado e a embaixada dos Estados Unidos retirou todos os funcionários não essenciais.

Uma disputa política entre Kiir e Machar gerou o conflito interno no país em dezembro de 2013. Após um acordo de paz assinado em agosto de 2015, Machar retornou a Juba em abril junto a um importante contingente de homens e atuou novamente como vice-presidente, em um governo de união nacional liberado por Kiir. Nos últimos dias, intensos combates foram travados, chegando à capital.

Com Machar em paradeiro desconhecido, o embaixador da França, Jean-Yves Roux, desmentiu formalmente os rumores de que o ex-líder rebelde estivesse refugiado na missão diplomática.