Cotidiano

Presidente do PT não descarta alianças regionais com PMDB nas eleições

rui-falcãoBRASÍLIA ? O presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez críticas nesta terça-feira ao governo do presidente interino Michel Temer, a quem chamou de ?biônico? e ?usurpador?, e anunciou diretrizes adotadas pelo partido para fazer oposição ao peemedebista ? entre elas, orientar o discurso no sentido de impedir que o governo interino retire direitos já conquistados, ?para inviabilizar? a gestão de Temer. A legenda decidiu que não apoiará, nas eleições municipais, candidatos que se declararam publicamente a favor do impeachment, mas o PT não proibiu, porém, alianças regionais com o PMDB, contanto que os quadros não tenham apoiado publicamente o processo de impedimento.

? A definição é que vamos priorizar alianças com PCdoB e PDT. As outras, vamos examinar caso a caso. Mas se alguém do PMDB quiser participar conosco numa chapa na eleição municipal, que não tenha apoiado o impeachment publicamente, desde que adote nossos programas, não há nenhuma objeção. Até porque a chapa será referendada pelo partido, não há risco de uma chapa torta, e acho que nossos eleitores vão entender a necessidade de aumentar nossos quadros ? disse o dirigente petista.

? Para nós, está claro que o debate eleitoral deste ano não se dará nos mesmos moldes de 2012. Rediscutimos quem serão nossos aliados nessa eleição, e o que foi aprovado por ampla maioria foi que vamos dirigir nosso diálogo e esforço de alianças com partidos do campo democrático popular, estender esse diálogo para partidos ou setores partidários que possam construir conosco programas e governos comuns. E afirmamos que o PT não apoiará candidatos que votaram pelo impeachment e ou que apoiaram publicamente o impeachment ? afirmou Falcão.

Rui Falcão disse ainda que já está prevista uma manifestação para o dia 1° de junho, data em que acaba o prazo para que a presidente afastada Dilma Rousseff apresente sua defesa ao Senado. O petista criticou a composição do ministério de Temer, por não ter presença feminina ou de negros.

? Há uma crítica generalizada do caráter machista, homofóbico, restritivo da composição inicial do ministério do presidente usurpador. Brancos, ricos, nenhuma mulher, nenhum negro, e vários ministros investigados por denúncia de corrupção. A disposição aprovada hoje é que não só não reconhecemos esse governo ilegítimo, carente de votos e fruto de golpe, como vamos fazer oposição orientada por impedir a retirada de direitos conquistados, para inviabilizar o seu governo porque queremos a volta da presidenta eleita legitimamente ? criticou.

CRÍTICAS À POSTURA DO ITAMARATY

Entre as críticas feitas pelos dirigentes petistas, Rui Falcão ressaltou a postura do Ministério da Justiça, da Saúde e do Itamaraty, agora sob o guarda-chuva do ex-senador José Serra (PSDB-SP), ministro das Relações Exteriores. Ele disse que o tucano ameaça os países que se insurgiram contra o “golpe”.

? Outro aspecto criticado por nós é a nova postura do Itamaraty, que ameaça os países que se voltaram contra o golpe, já um prenúncio de que pode haver fim da política multilateral dos governos do presidente Lula e da presidente Dilma, e retorno às políticas de alinhamento automático com os Estados Unidos, o que implicaria em desmonte de pactos construídos como Unasul, Mercosul e os Brics.

Em mais críticas feitas ao governo de Michel Temer, o petista afirmou que o governo interino está fazendo mudanças “gravíssimas” no tema da Previdência e atacando o Sistema Único de Saúde (SUS).

? O governo usurpador transferiu fundos da previdência para o ministério da Fazenda, e o INSS, que acolhe os aposentados, pro ministério do Desenvolvimento social e agrário. É uma mudança gravíssima, além do ataque ao SUS, um ataque direto à previdência. Isso fecha o ciclo de desmonte da seguridade social.

BOICOTE AOS JOGOS É REJEITADO

Se o afastamento de Dilma for revertido, disse o presidente do PT, o diretório nacional do partido sugere que a presidente afastada proponha “nova agenda vertebrada”, apostando na reforma política, e por medidas econômicas que restabeleçamo crescimento econômico.

? Sugerimos também que, se vencido o golpe, a presidente Dilma possa propor ao país uma nova agenda vertebrada, seja por ampla reforma politica, como também por medidas eco que restabeleçam desenvolvimento econômico, geração de emprego e distribuição de renda.

Perguntado se o partido estava fazendo uma mea-culpa, Falcão negou que seja um pedido de desculpas.

? Preferimos apontar nossos erros e acertos, não estamos fazendo pedido de desculpas nem fulanizando avaliações. Erros e acertos nossos são coletivos, e o documento aprovado tem ao menos 13 pontos em que fazemos uma avaliação crítica da nossa trajetória. É uma maneira de aprofundar o debate entre nossa militância e apresentar para a sociedade brasileira o que consideramos erros e acertos do PT, com disposição de avançar, reformular algumas coisas no PT, algo que não começou agora. O documento é uma especie de roteiro pra que no diretório ampliado possamos aprofundar cada tema ?disse.

Rui Falcão negou ainda qualquer possibilidade de boicote do partido aos Jogos Olímpicos. Ele disse, no entanto, ser um fator negativo que o país se apresente, na cerimônia de abertura dos jogos, com “um presidente biônico e usurpador”.

? Certamente será um fator negativo que o Brasil compareça na cerimônia de abertura com um presidente biônico e usurpador. Mas o PT não tem nenhuma proposta de boicotar.

O presidente do partido contou que o ex-presidente Lula não compareceu à reunião do diretório porque está muito cansado. Lula telefonou para Rui Falcão perguntando se era muito importante sua participação no encontro. Falcão respondeu que era importante, mas não mais do que o ex-presidente descansar. Ele disse que Lula continuará a ter um papel importante com o partido na oposição.

? Naturalmente vai ter um papel importante agora, na tentativa de convencimento dos senadores, combate ao golpe e debate com nosso partido.

As discussões internas do PT continuarão a acontecer nos próximos meses. Eles convocaram um encontro extraordinário já para novembro, e mais dois dias de reunião do diretório ampliado, em julho.