Cotidiano

Presidente do México troca ministro da Fazendo após visita de Trump

CIDADE DO MÉXICO ? O presidente do México, Enrique Peña Nieto, substituiu nesta quarta-feira seu aliado próximo e ministro da Fazenda, Luis Videgaray. Os dois foram criticados pela controversa visita do candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, ao país na semana passada. Videgaray ? que teria arquitetado a visita do magnata ? será substituído no comando da pasta por José Antonio Meade.

? Quero expressar aqui publicamente o meu mais generoso reconhecimento, não apenas institucional, mas também pessoal, para alguém que sempre foi um colaborador comprometido com o esforço do governo para transformar o México ? disse Peña Nieto nesta quarta-feira diretamente a Videgaray.

O novo ministro da Fazenda, José Antonio Meade, é um amigo de Videgaray e ingressou no governo como ministro das Relações Exteriores. No ano passado, passou pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Com um fraco crescimento econômico, a popularidade do presidente em nível recorde de baixa e tensões entre o ministro da Fazenda e outros membros da administração, rumores de saída iminente de Videgaray começaram a aparecer no México há meses. Mas a alta rejeição popular à visita de Trump pressionou ainda mais o presidente a fazer mudanças no seu gabinete.

Peña Nieto foi atacado nas redes sociais por receber Trump de última hora na quarta-feira passada. O empresário de Nova York sustentou boa parte de sua campanha na promessa de construir um muro na fronteira com o México para deter a imigração ilegal.

Além disso, Trump insultou os mexicanos ao dizer que o país enviou estupradores e traficantes de drogas para os Estados Unidos. E também ameaçou realizar deportações em massa e reescrever os tratados de comércio cruciais para a economia mexicana.

Diplomatas disseram que Videgaray tinha sido fundamental na organização da visita de Trump. O governo tinha a esperança de convencer o republicano a moderar seu tom, reconsiderar suas propostas de campanha mais controversas e compreender melhor as preocupações mexicanas durante a conversa de 70 minutos que manteve com Peña Nieto na Cidade do México.

Em entrevista coletiva no México, Trump abaixou o tom e teceu elogios ao povo mexicano ? a quem disse sentir muito orgulho de empregar em seus empreendimentos nos EUA. Mas, poucas horas depois, voltou ao seu país e retomou seu discurso agressivo. Ele disse a uma multidão de partidários que o México pagaria integralmente pela construção do muro na fronteira, o que levou Peña Nieto a ser ridicularizado em casa.