Cotidiano

Presidente do México nega ter plagiado monografia de Direito

CIDADE DO MÉXICO ? O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, negou ter cometido plágio em sua monografia quando se formou em Direito. Ele se defendeu em um encontro com jovens nesta sexta-feira das recentes acusações sobre o trabalho de 1991. A polêmica começou quando a jornalista investigativa Carmen Aristegui denunciou que Peña Nieto plagiou pelo menos dez autores.

Estudante da Universidade Panamericana entre 1984 e 1989, o presidente apresentou a monografia ?O presidencialismo mexicano e Álvaro Obregón?, em 1991. Segundo a jornalista, ele não citou os autores e nem reproduziu os trechos usando aspas.

? Ninguém pode me dizer que plagiei minha monografia. Que possa ter citado erroneamente ou não citado bem os autores consultado é provável que sim. Teria que aceitar um erro metodológico, mas não com a intenção, de maneira alguma, de ter querido fazer minhas as ideias de outra pessoa ? disse o presidente.

O porta-voz da presidência do México, Eduardo Sánchez, já havia admitido que Peña Nieto poderia ter cometido ?erros de estilo como citações sem aspas ou falta de referência a outros autores que não incluiu na bibliografia?, e lamentou que isso agora seja ?assunto de interesse jornalístico?.

Em sua reportagem no site aristeguinoticias.com, Carmen ? demitida da emissora MVS em 2015 depois de revelar que uma mansão de propriedade da primeira-dama, Angelica Rivera, foi vendida por um dos principais empreiteiros do governo ? argumenta que Peña Nieto plagiou 28,8% das 200 páginas que compõem a tese.

A reportagem compara fragmentos do trabalho do presidente com obras do historiador Enrique Krauze ou da professora da Universidade do Novo México Linda Hall, entre outros especialistas.

Peña Nieto, que assumiu a Presidência em 01 de dezembro de 2012 para um mandato de seis anos, vive seu pior momento em termos de aprovação popular. O índice para o seu governo chega a 23%, segundo uma pesquisa do jornal ?Reforma? publicada nos últimos dias.