Cotidiano

Presidente do México defende legalização do casamento homoafetivo

201605172146227737_RTS.jpg

RIO ? No dia Internacional de luta contra a Homofobia, celebrado nesta terça-feira, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, reforçou seu comprometimento de combater a discriminação e pediu pela legalização do casamento homoafetivo em todo o país. Para isso, o governante assinou iniciativas que propõe mudanças na Constituição e no Código Civil Federal do país.

Pelo Twitter, Peña Nieto afirmou ter se reunido com representantes de coletivos LGBT e escutado suas propostas.

?Reiterei o compromisso do governo mexicano de combater todo tipo de discriminação, incluindo a motivada por preferências sexuais?, afirmou o presidente mexicano.

O casamento homoafetivo é legal em algumas partes do México. A capital, Cidade do México, foi a primeira cidade latino-americana a incluir a questão em sua legislação, e a lei foi confirmada pela Corte Suprema em agosto de 2010. No ano seguinte, os primeiros casamentos homoafetivos foram realizados no estado de Quintana Roo, após a descoberta que o código estadual não tinha proibições explícitas.

Apesar disso, apenas três dos 31 estados americanos ? Campeche, Coahuila e Nayarit ?, além da capital, já aprovaram leis que permitem o casamento de pessoas do mesmo sexo. Outros quatro permitem os casamentos por meio de decretos ou decisões judiciais. Em 2015, a corte suprema do país decidiu que definir o casamento como sendo apenas entre homem e mulher é descriminatório, mas a decisão não invalida proibições em leis estaduais.