Cotidiano

Presidente do Irã afirma que economia crescerá 5% este ano

TEERÃ – O presidente do Irã Hassan Rouhani afirmou que o governo pode alcançar a meta de crescimento econômico de 5% este ano mesmo que os principais bancos europeus permaneçam relutantes em retomar negócios com o país devido a sanções americanas remanescentes.

Em discurso ao Parlamento, o presidente pediu que os legisladores “cooperassem e coordenassem” com o governo após o cumprimento das sanções nucleares no ano passado, que era condição para a remoção das restrições econômicas, impostas por países ocidentais, que prejudicaram a economia iraniana.

? Este ano, veremos um crescimento de 5% ? disse o mandatário aos parlamentares.

O atual ano fiscal iraniano termina em março de 2017.

Mais de quatro meses após o fim das sanções, bancos internacionais se esquivaram de entrar no país, atrasando a integração no sistema financeiro global. Mais de metade das companhias estrangeiras interessadas em negociar com o Irã também seguram os projetos por medo de entrar em conflito com as restrições que permanecem em vigência mesmo após o acordo nuclear, segundo relatório da empresa de advocacia Clyde & Co consultado pela Bloomberg.

As eleições parlamentares do Irã em fevereiro encerraram mais de uma década sob controle de legisladores linha dura, com candidatos moderados garantindo ganhos significantes. A presença de mais parlamentares moderados poderia ajudar o presidente a acelerar sua agenda de reformas antes das próximas eleições presidenciais.