Esportes

Presidente do COI anda de trem no Rio e conhece trajeto até Deodoro

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, conheceu nesta quarta-feira o trajeto de trem da Central do Brasil até Deodoro, sede de diversas modalidades na Olimpíada de 2016. Bach, que chegou à Central com uma comitiva de cerca de 20 pessoas, entrou em um trem especial, reservado apenas para a imprensa e os membros oficiais, sem a presença dos usuários frequentes do dia a dia. A viagem durou 40 minutos, embora a previsão original da Supervia fosse de 20 minutos. O trajeto foi feito sem parada em qualquer outra estação entre a partida e o destino final.

Bem-humorado, o presidente do COI admitiu que desconhecia o valor da passagem de trem (R$ 3,70) e reconheceu que, nos dias normais, os vagões ficam um pouco mais cheios do que ele encontrou. O trem que levou Bach foi fabricado em 2005 e faz um trajeto sem paradas da Central até Vila Militar, uma estação depois de Deodoro.

Bach frisou que confia na entrega de outras obras de transporte público, como a Linha 4 do metrô e os corredores do BRT, a tempo dos Jogos Olímpicos. E minimizou os desafios enfrentados na reta final de preparação:

– Em 2009 apenas 19% da população tinham acesso ao transporte público. Hoje, são 63%. Há um ditado na Alemanha que diz: às vezes vemos tantas árvores que não conseguimos mais ver a floresta. Nessa parte final dos preparativos nós vemos um problema aqui, um desafio ali e esquecemos de tudo que já foi feito – afirmou Bach.

PROBLEMA DE FALTA DE ENERGIA

Houve um problema de fornecimento próximo à estação Engenho de Dentro, por volta das 7h desta quarta, que deixou o trecho entre Piedade e Mangueira sem energia. Segundo a Supervia, o problema foi resolvido por volta das 9h05m. A viagem de trem com Thomas Bach, marcada para ter início às 9h, começou às 9h18m – não há informação se o atraso tem relação com o problema, que afetou apenas o ramal Deodoro.

Mais tarde a Supervia esclareceu a questão da energia: nenhuma estação chegou a ser fechada. O trecho do ramal Deodoro entre Piedade e Mangueira ficou sem energia, o que fez as composições desviarem para trechos de outros ramais que coincidem com o trajeto do ramal Deodoro.