Cotidiano

Presidente do BC diz que processo de desinflação está em curso

BRASÍLIA O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse nesta terça-feira em entrevista à Globonews, que um processo de ?desinflação? está em curso, mas reconheceu que a resistência dos preços, que se mantiveram em alta durante muito tempo, dificulta seu recuo mais forte:

? No ano passado a inflação foi quase 11% e este ano a inflação vai chegar a talvez menos que 7%. É uma queda de 4% na inflação em um ano. e para o ano que vem, o objetivo é a queda de 7% para 4,5%, uma queda adicional de 2,5. A desinflação está acontecendo.

Segundo Goldfajn, a queda poderia ser mais rápida, se tivéssemos uma economia com menos indexação. Ele citou preços de mensalidades escolares, salários e aluguéis, que sobem conforme a própria inflação, como modelos de indexação.

? Uma vez que a inflação sobe no Brasil, para baixar, é bem mais difícil ? disse Goldfajn, reconhecendo a meta desafiadora do BC ? Onze, 7, 4,5, é possível.

O BC divulgou nesta terça-feira a ata da primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) a reduzir a taxa de juros depois de anos de altas ou manutenções. A queda foi de apenas 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano.