Cotidiano

Presidente de Gana enfrenta críticas após acusações de plágio

Ghana President Plagiarism

ACRA ? O recém-eleito presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, se tornou protagonista de uma polêmica em torno da originalidade de seu discurso de posse, feito no dia 7 de janeiro. Ele é acusado de plagiar trechos de falas de dois ex-presidentes americanos.

Akufo-Addo, um ex-advogado de direitos humanos de 72 anos, eleito presidente após sua terceira candidatura ao cargo, fez seu discurso na Praça da Independência de Acra, capital de Gana. Nele, trechos inteiros remetem diretamente aos discursos de posse feitos por Bill Clinton, em 1993, e George W. Bush, em 2001.

No começo de sua fala, Akufo-Addo diz: ?Ainda que nossos desafios sejam impressionantes, também são assim nossas forças. Os ganeses têm sido um povo inquieto, curioso e esperançoso. E devemos trazer conosco a visão e força de vontade dos que vieram antes de nós para nossas ações.? A abertura é virtualmente igual à feita pelo ex-presidente americano Bill Clinton em seu próprio discurso de posse, apenas substituindo a palavra ?americanos? por ?ganeses?.

Já a frase ?eu lhes peço que sejam cidadãos: cidadãos, não espectadores; cidadãos, não súditos; responsáveis por construir suas comunidades e nossa nação?, foi associada diretamente a uma utilizada por George W. Bush na posse de seu primeiro mandato, no ano de 2001.

Após as acusações, o diretor de comunicações do presidente, Eugene Arhin, publicou em sua página de Facebook uma retratação. ?Peço desculpas pela não atribuição da autoria dessa citação. Foi um descuido que não foi de maneira alguma deliberado?, disse Arhin.