Cotidiano

Presidente de Gâmbia, há 22 anos no poder, admite derrota eleitoral

Gambia ElectionBANJUL – O chefe de Estado de Gâmbia, Yahya Jammeh, no poder há 22 anos, admitiu a derrota na eleição presidencial de quinta-feira para o candidato de uma coalizão da oposição, Adama Barrow, anunciou nesta sexta-feira o presidente da Comissão Eleitoral, Alieu Momar Njie.

? É verdadeiramente excepcional que alguém que dirigiu o país por tanto tempo tenha aceitado a derrota ? afirmou Njie pouco antes do anúncio oficial dos resultados.

A televisão pública de Gâmbia confirmou à AFP que Jammeh deve felicitar Barrow nesta sexta-feira.

De acordo com os primeiros resultados anunciados pela Comissão Eleitoral, Barrow teria vencido no conjunto das circunscrições de Banjul, com 49,67% dos votos, à frente de Jammeh, com 42,64%, e de Mama Kandeh, ex-deputado e candidato por um novo partido, com 7,6%.

Quase 890.000 gambianos, de dois milhões de habitantes, estavam registrados para escolher entre Yahya Jammeh, Adama Barrow e Mama Kandeh.

Yahya Jammeh, que tentava o quinto mandato, chegou ao poder com um golpe de Estado em 1994. Foi eleito pela primeira vez em 1996 e reeleito desde então a cada cinco anos.