Cotidiano

Presidente da Petrobras ressalta importância de mudanças na lei

RIO – O presidente da Petrobras, Pedro Parente, destacou as mudanças regulatórias durante a abertura do Rio Oil & Gas 2016, que ocorre no Riocentro. Ele citou o fim da obrigatoriedade de a estatal ser a operadora única do pré-sal, que ainda depende de aprovação na Câmara, e as mudanças nas regras de conteúdo local.

? A decisão recente do Congresso de substituir a obrigatoriedade para o direito de opção de se ser operador único no pré-sal tem relevância. A cada campo de petróleo são necessários até US$ 10 bilhões para começar a produzir e quase a metade disso pode se transformar em receita para o setor público. Se essa decisão não fosse tomada, o desenvolvimento do pré-sal seria retardado. Haveria ainda perda expressiva para o setor público, com menor geração de royalties ? disse Parente, que atribuiu ao presidente Michel Temer grande importância ao atual momento da Petrobras.

Parente falou ainda sobre as mudanças no conteúdo local, que está em processo de estudos no governo e não tem data para sair do papel. Ele afirmou que em nenhum lugar do mundo é possível encomendar 100% das encomendas.

? Não é possível encomendar 100% para a indústria nacional. Precismos tratar esse tema com outra ótica. O conteúdo local tem que fazer parte do debate. E devido a nossa escala temos uma grande contribuição a fazer. Estaremos sempre abertos ao diálogo ? disse Parente, que citou o acordo estratégico feito com a Total na manhã desta segunda-feira.

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Jorge Camargo, defendeu nesta segunda-feira a abertura do setor de refino de petróleo, a exemplo do que foi feito com o setor de exploração e produção petrolífero no fim dos anos 90. Segundo ele, com investimentos da iniciativa privada será importante para atender a demanda brasileira por combustíveis nos próximos anos. O Brasil é o quinto maior mercado de combustíveis no mundo.

Camargo fez a defesa durante a abertura da 18 ª edição da Rio Oil & Gas, um dos principais eventos da indústria petrolífera, no Riocentro.

? Caberá a vosso governo fazer a abertura do dowstream (refino e distribuição) brasileiro como fizemos a abertura do setor do petróleo e estabelecer os princípios (da abertura) ? disse.

Camargo citou a referência de preço no mercado internacional como um dos principais princípios que deveriam ser seguidos. Hoje, na prática os preços são controlados, pois variam conforme a política de preços da Petrobras. A estatal não costuma passar oscilações de preços ao mercado.

Outro princípio citado por Camargo seria o livre acesso na área logística para escoamento da produção de combustíveis. Hoje, a Petrobras domina a rede de dutos no país.