Cotidiano

Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, concorda em renunciar

DAKAR, SENEGAL – O novo presidente da Gâmbia, Adama Barrow, disse nesta sexta-feira que Yahya Jammeh, que governou o país por 22 anos e se recusou a renunciar depois de perder as recentes eleições, finalmente “concordou em sair”. Escrevendo no Twitter, o mandatário afirmou que Jammeh também sairia do país. “Eu gostaria de informá-los que Yahya Jammeh concordou em deixar o cargo e que ele está programado para sair hoje da Gâmbia”, tuitou ele. Barrow foi empossado na presidência na embaixada da Gâmbia em Dakar, no vizinho Senegal, na quinta-feira.

Tapetes vermelhos foram supostamente estendidos na sexta-feira, no aeroporto na capital da Gâmbia, no que parecia ser preparativos para um discurso de Jammeh e uma partida. Também na sexta, o chefe das forças de defesa da Gâmbia, Ousmane Badjie, jurou obediência ao novo presidente do país. Jammeh havia rejeitado a vitória de Barrow em 1º de dezembro, apesar da pressão significativa das potências regionais e da ONU, provocando uma grande crise.

Na sexta, tropas do Senegal chegaram a entrar em Gâmbia para colocar Adama Barrow no cargo de presidente. O Conselho de Segurança da ONU aceitou o pedido de entrada no país feito pelo Senegal e o bloco regional Ecowas (Comunidade econômica dos estados do Oeste Africano). Em sua inauguração, o presidente eleito havia pedido calma aos soldados de Gâmbia, pedindo que não intervissem na questão.