Cotidiano

Presidente da França pede que Trump respeite o Acordo de Paris

201611151249268851_AP.jpg

MARRAKECH ? O presidente da França, François Hollande, fez nesta terça-feira um pedido para que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, respeite o Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento do planeta em 2 graus Celsius em relação ao período pré-industrial. Segundo Hollande, o acordo é irreversível e a inação pode levar a cenários desastrosos.

? Os Estados Unidos, a maior potência econômica do mundo, e segundo maior emissor de gases-estufa, deve respeitar os compromissos que assumiu ? disse Hollande, recebendo o aplauso dos cerca de 80 chefes de Estado que participam nesta terça-feira da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 22), que acontece até o dia 18 em Marrakech, no Marrocos.

Durante a campanha presidencial, Trump classificou as mudanças climáticas como uma ?farsa?, e prometeu retirar o país do acordo. Hollande, um dos arquitetos do tratado firmado em dezembro passado, em Paris, afirmou que trabalhará com Trump e que o acordo interessa o povo americano, assim como as companhias e cidades americanas que tentam combater as mudanças climáticas.

? A inação seria desastrosa para o mundo ? disse Hollande. ? Seria desastrosa para as futuras gerações e seria um perigo para a paz.