Cotidiano

Presidente da França critica protecionismo como a ?pior resposta?

CHILE-FRANCE_HOLLANDE (2)SANTIAGO (Chile) – O presidente francês, François Hollande, criticou, neste sábado, o protecionismo e, com Michelle Bachelet, a presidente chilena, disse que a Europa buscaria reforçar seus laços com a América Latina. O pronunciamento foi feito no dia seguinte à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Segundo Hollande, as relações internacionais devem ser guiadas pelo multilateralismo com um papel para a Organização das Nações Unidas (ONU), contrastando com o discurso de Trump defendendo controles mais rígidos de fronteira e uma abordagem de ?Estados Unidos Primeiro?, em seu primeiro discurso como presidente na sexta-feira.

? O protecionismo é a pior resposta. Ele é a resposta que, basicamente, impede o comércio, compromete o crescimento e até afeta o emprego, inclusive em países que o defendem e implementam ? afirmou Hollande.

Na última segunda-feira, o presidente francês respondeu às criticas de Trump à União Europeia. Hollande disse que o bloco não precisa de conselhos externos.

Ao lado de Bachelet, Hollande disse que os dois países querem que acordos para conter as mudanças climáticas sejam respeitados e que o chile e a UE atualizariam seu acordo de livre comércio.

? Há discussões em curso entre a Europa e a América Latina, e nós também vamos buscar estabelecer uma relação especial com a Aliança do Pacífico ? ressaltou ele, em referência ao bloco formado por Chile, Peru, Colômbia e México.

Já o Mercosul ? do qual são membros-fundadores Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai ? vem buscando firmar um acordo de livre comércio com a União Europeia.