Esportes

Presidente da Fifa vai propor Copa com 16 grupos de 3 seleções, diz AFP

63197640_FILE- In this Saturday Nov 26 2016 file photo FIFA President Gianni Infantino speaks during.jpgO presidente da Fifa, Gianni Infantino, há tempos defensor do aumento de 32 para 48 no número de participantes da Copa do Mundo, quer também mudar o formato de disputa da competição. Tradicionalmente a faze de grupo é disputada em oito chaves de quatro equipes. A ideia do dirigente é, agora, ter 16 grupos com três seleções em cada uma.

A informação é da agência de notícias AFP, que apurou junto a uma fonte ligada à Fifa. Segundo a France Presse, a proposta será apresentada na próxima reunião do Conselho da Fifa, em 9 e 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Infantino, presidente da Fifa

A intenção de Infantino é fazer com que as novas seleções participantes da Copa disputem pelo menos dois jogos na competição. Depois da fase de 48 seria então iniciada a fase de 32, já que de cada um dos 16 grupos se classificariam duas seleções.

Segundo a fonte da AFP, a fórmula “é a preferida do presidente Infantino”.

Essa não será, no entanto, a única proposta em discussão. Serão analisados também outros formatos, como o atual, com fase final de 32 times, e até o aumento para 40, e não 48, participantes.