Esportes

Presidente da Fifa cita GPS como ferramenta para ajudar a marcar impedimento

Em entrevista ao “Le Parisien”, da França, o presidente da Fifa, Gianni Infantini, falou de algumas ideias que está debatendo para melhorar as regras do futebol e modernizar o esporte. A mais surpreendente foi em relação à lei do impedimento. O dirigente citou equipamentos de localização por GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português, tecnologia de localização por satélite) como possíveis ferramentas para ajudar na marcação dos impedimentos. A própria aplicação da regra, no caso, pode mudar, imagina Infantini.

– Existem hoje sistemas de GPS altamente sofisticados, que poderiam ajudar – destacou o presidente da Fifa, sem detalhar, mas referindo-se a localizadores que poderiam estar nos uniformes dos jogadores. – Também se pode decidir aplicar o impedimento apenas a partir dos 16 metros – comentou, sobre a distância da linha de fundo à linha da grande área, algo que já chegou a ser testado no passado.

Infantini citou dois ex-jogadores que o estão ajudando a pensar novidades para o futebol: o holandês Van Basten e o croata Boban.

– Na Fifa eu trabalho com duas lendas, Marco Van Basten e Zvonimir Boban, que estão cheios de ideias, em particular sobre isso (lei do impedimento).